sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Teses e dissertações digitais - a grande contribuição do acesso à informação científica para o futuro da pesquisa

Não faz muito tempo, sempre que precisávamos realizar pesquisas nas teses e dissertações de outrem, deveríamos percorrer, talvez, longas distâncias e registrar a punho o conteúdo desses documentos que correspondiam aos nossos interesses.
Com a disseminação dos resultados das pesquisas através da internet, que podem ser baixados integralmente, experimentamos a ampliação das nossas possibilidades de investigação e de construção do conhecimento.
Os nossos próprios trabalhos, resultado dos nossos esforços de pesquisa, após publicados e disponibilizados digitalmente, circularão também por entre um público que quiçá jamais seria alcançado se existisse apenas em formato impresso.
Um benefício, portanto, coletivo. Ler diversos trabalhos interessantes e sermos lidos por um número exponencialmente maior de pessoas. Muitos ganhos então para a pesquisa, os pesquisadores e a sociedade em geral, que se beneficiará de uma ampliação do alcance dos resultados almejados pelo princípio da pesquisa.
Um site muito interessante, que abarca as teses e dissertações de todo o país, publicadas em formato digital pela instituição da qual provém, torna-se um reservatório de trabalhos a ser conhecido, reconhecido e explorado por leigos e pesquisadores.

O IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia), situado no Rio de Janeiro, se presta a esse papel da maior relevância e colabora com o elemento nuclear da era digital, o acesso à informação desterritorializada.
Existem nesse site muitos trabalhos recentes defendidos pelo Brasil a fora. Um exemplo é a Tese de:
Autor:
ANA MARIA BASTOS LOUREIRO
[pt] PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA EM UMA ESCOLA NA CONTEMPORANEIDADE: O MANUSCRITO, O IMPRESSO E O DIGITAL[en] READING AND WRITING PRACTICES IN A CONTEMPORARY SCHOOL: HANDWRITING, PRINT AND DIGITAL
Instituição de Defesa:
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
Data de Defesa:
2009-04-06

Nenhum comentário:

Postar um comentário