domingo, 14 de fevereiro de 2010

100% das Teses e Dissertações da UNICAMP estão disponíveis em formato DIGITAL

Uma (r) evolução no trato com a informação científica – além de outros tipo de informação - acontece graças ao potencial da TIC (Tecnologia da Informação e da Comunicação), para levá-la a todos os cantos do globo.
A UNICAMP, fazendo um grande uso deste recurso, tornou-se a primeira universidade brasileira a disponibilizar 100% da sua produção acadêmica (teses e dissertações) em formato digital. Este é um trabalho que vem sendo realizado há alguns anos e hoje, dia 13/02/2010, a UNICAMP chega à marca de 31.585 documentos em formato digital.
Daqui por diante será muito mais fácil, pois ao contrário do trabalho que foi realizado com produções mais antigas que existiam apenas em formato impresso, sendo necessário digitalizá-las, as novas produções serão facilmente agregadas a este acervo mediante a sua apresentação, depois da defesa e aprovação, em formato impresso e digital.

Como, portanto, se permitir estar alheio (a) a esse mar de informações seguras e relevantes sem acarretar prejuízos à construção de um conhecimento atualizado?

Para ter acesso a esses documentos e necessário cadastrar-se através do link: BDUNICAMP

É possível ainda ter ainda acesso a outros tipos de documentos. São eles:
Congressos e Seminários
Trabalhos Apresentados em Eventos
Hemeroteca - CMU - Campinas
Acervo Digital de recortes de jornais e revistas, de interesse especial para a história e o cotidiano da cidade de Campinas
Periódicos Eletrônicos
Revistas publicadas pela comunidade da Unicamp
Produção Técnico-Científica Digital
Institutos e Faculdades
Projeto Partituras
Centro de Documentação de Música Contemporânea - CDMC-Brasil/UNICAMP; Instituto de Artes - IA

Nenhum comentário:

Postar um comentário