quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Revista VEJA "digital" com acesso GRATUITO

A revista VEJA disponibilizou através da internet o seu acervo desde 1968 até os dias de hoje*. Na era da informação digital esta revista coloca à nossa disposição o seu reservatório para acesso gratuito por meio da internet, e através da estrutura do arquivo adotada, podemos folheá-la como se estivéssemos lendo o material impresso, clicando com o mouse.

O acesso (por mim testado) é bem simples, e de fato podemos percorrer o conteúdo integral da revista e lê-lo enquanto estivermos conectados à internet, já que não é possível baixá-lo.

Sabemos que a revista veja é muito lida e muito criticada, muito amada e odiada, mas não se trata aqui que fazermos apologia ou excomungarmos um determinado veículo de comunicação. O que se busca através desse blog é divulgar as oportunidades de acesso a informações, antes restritas aos detentores de capital financeiro, e deixar que cada um faça bom uso (quiçá) das possibilidades que tem em mãos.

Ler ou não ler?? Eis a “nova” questão. Se antes nos esbarrávamos no acesso, agora fica a cargo da nossa opção!

Oportunizar o acesso à informação é um grande passo, mas não basta para nos tornarmos uma sociedade de leitores, pois talvez inúmeras pessoas ainda desconheçam (e assim permaneça por muito tempo), o que há de promissor no universo digital.

*Numa tentativa de verificar até onde conseguiríamos acessar hoje os arquivos da revista, pude notar que a última edição disponível corresponde ao número 2145 de 30/12/2009. Ao tentar avançar para o ano de 2010 nenhuma imagem foi gerada.

Aproveitei para transitar um pouco pelos arquivos da revista VEJA e registrei abaixo algumas páginas da edição 2135 de 21/10/2009.

Tela inicial da edição selecionada (capa da revista)
Início das páginas amarelas
Página do artigo de Lya Luft


ACESSE e DIVULGUE: VEJADIGITAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário