quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

O acesso à informação digital através da Fundação Biblioteca Nacional

Ao passo em que preserva um rico acervo referente ao patrimônio histórico e cultural da humanidade (acervo musical, obras raras, manuscritos, iconografias, desenhos, fotografias, dentre outros), a Fundação Biblioteca Nacional, através do processo de digitalização, também o acessibiliza através da internet, rompendo com a inércia da informação restrita ao espaço físico, que passa a co-habitar todo e qualquer lugar do mundo, promovendo o que Lévy nos instrui chamar de desterritorialização da informação.

O trabalho realizado no laboratório de digitalização conta com a utilização de diversos equipamentos de última geração para empreender a tarefa de tornar a informação acessível a leigos e pesquisadores, através do site BND.

Muniz Sodré, presidente desta instituição, nos diz acerca do trabalho realizado que: “Ao inaugurarmos a Biblioteca Digital da Fundação Biblioteca Nacional, temos em mente que este dispositivo indispensável à nossa contemporaneidade informacional comporta mais cuidados do que aqueles normalmente privilegiados pelas políticas tecnocientíficas da memória. A digitalização do impresso implica, de fato, para além da sua dimensão puramente técnica, o tornar visível de toda uma crise das estruturas culturais tradicionalmente centradas no livro e na leitura individualizada”. Percebe-se, portanto, uma grande preocupação do mesmo com a questão da leitura, sendo que a digitalização é mais um “meio” de proporcionar maiores possibilidades de vermos o nosso país tornar-se eminentemente um país de leitores, utilizando-se de fontes primárias e secundárias para alcançar tal fim.

No site da Biblioteca Digital da Fundação Biblioteca Nacional podemos realizar pesquisas por índice e por palavras. Na opção índice é possível percorrer os itens: AUTOR / CRIADOR TÍTULO ASSUNTO PUBLICADOR LOCAL PUBLICAÇÃO DATA TIPO DE PUBLICAÇÃO COLEÇÃO

No caso da pesquisa por palavras encontramos as opções: Pesquisa Livre por Palavras; Palavras Palavras do Autor; Palavras do Título; Palavras do Assunto

Tela de pesquisa da Biblioteca Digital da Fundação Biblioteca Nacional




Fonte: http://www.bn.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário