terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Livro Digital – Cultura Digital.br, baixe-o gratuitamente e aprenda mais sobe o tema


O livro Cultura Digital.br foi lançado em setembro de 2009. Sem dúvida ele é leitura obrigatória para todos aqueles que querem se inteirar sobre as discussões mais recentes a respeito da Cultura Digital no Brasil, bem como suas implicações diretas sobre nossas vidas.

Ele é composto por diversas entrevistas realizadas durante os últimos 4 anos, a obra conta com nomes como de Alfredo Manevy, André Lemos, André Parente, André Stolarski, André Vallias, Antonio Risério, Bernardo Esteves, Claudio Prado, Eduardo Viveiros de Castro, Eugênio Bucci, Fernando Haddad, Franklin Coelho, Gilberto Gil, Guido Lemos, Hélio Kuramoto, Jane de Almeida, Juca Ferreira, Ladislau Dowbor, Laymert Garcia dos Santos, Lucas Santtana, Marcelo Tas, Marcos Palácios, Ronaldo Lemos, Sergio Amadeu e Suzana Herculano-Houzel.

Leia algumas citações contidas nos artigos que compõem a obra:

"A arte já se apropriou plenamente da cultura digital, você tem hoje experiências contemporâneas no cinema, na música, nas artes plásticas, na poesia. Existem múltiplos artistas que colocaram a questão do digital com uma reflexão contemporânea. Agora, estamos na infância dessa nova arte, não vejo a discussão como esgotada, muito pelo contrário. Estamos entrando em um mundo desconhecido ainda, pela teoria da arte, pela produção artística, pelos coletivos. A gente está num momento parecido com o início do século XX, quando um conjunto e tecnologias estavam disponíveis para produção cultural, mas não se tinha ainda um debate cultural à altura para permitir o seu entendimento."

Alfredo Manevy - Secretário Executivo do Ministério da Cultura

"A cultura digital é a cultura do século XXI. É a nova compreensão de praticamente tudo. O fantástico da cultura digital é que a tecnologia trouxe à tona mudanças concretas, reais e muito práticas em relação a tudo que está acontecendo no mundo, mas também reflexões conceituais muito amplas sobre o que é a civilização e o que nós estamos fazendo aqui. A mitologia do século XXI é desencadeada a partir do digital."

Cláudio Prado - Coordenador do Laboratório Brasileiro de Cultura Digital

" O problema da cultura, então, se desloca para o seguinte: nós estamos mais do que na hora de colocar na mesa a redução da jornada de trabalho. O que se produz hoje no mundo: 60 trilhões de dólares de bens e serviços ao ano. Dividam isso por 6,7 bilhões de pessoas. Hoje, o que se produz de bens e serviços no planeta, se fosse distribuído com um mínimo de bom senso (e não na loucura que a gente vive), isso daria mais ou menos R$ 5 mil por mês por família de quatro pessoas. Ou seja, o que a gente produz hoje é amplamente suficiente para todo mundo viver de maneira tranquila e com dignidade."

Ladislau Dowbor - Professor do curso de pós-graduação de Economia da PUC

Está disponível para download através do site CULTURADIGITAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário