quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Biblioteca Virtual ou Digital? Qual termo utilizar?

Ambas possuem uma grande (e principal) característica em comum, habitam o universo da internet e democratizam o acesso à informação segura.
A Biblioteca Digital é aquela cujo acervo impresso foi informatizado, ou seja, passou pelo processo de digitalização e está disponível para toda a humanidade. Portanto a Biblioteca Digital é uma extensão da Biblioteca Física, disponibilizando fontes primárias que guarda em seus arquivos, obedecendo ao que recomenda a legislação com relação às questões do domínio público.
No caso da Biblioteca Virtual o acervo não está relacionado à existência de um acervo físico de responsabilidade própria, portanto ela não guarda, talvez, todas as informações outrora disponibilizadas. Tal biblioteca baseia-se na disponibilização de arquivos/fontes oriundos da própria internet, por ela compilados e classificados como idôneos. Podemos entendê-la também como uma coletânea cuja organização da informação facilita enormemente o trabalho de pesquisa.
Seja ela virtual ou digital, importa mesmo o fato de as informações contidas em ambos os portais poderem ser utilizadas sem restrição na realização de pesquisas, por exemplo, pois são espaços virtuais que se reservam a disponibilizar apenas informação fidedigna, ao contrário do que podemos notar na internet, salvas as devidas exceções. Ao acessá-las estamos diante de instituições que prestam serviços eficientes no que diz respeito ao compromisso com a informação verídica no processo de construção do conhecimento.

Dica de leitura: Monografia intitulada OS IMPACTOS DAS BIBLIOTECAS VIRTUAIS SOBRE OS HÁBITOS DE LEITURA E ESTUDO de MARCUS VINÍCIUS JACOB PAIVA, defendida na Universidade Federal do Espírito Santo em 2008, discorre sobre...

RESUMO

Este trabalho tem como objetivo avaliar como uma Biblioteca Virtual Gratuita pode interferir nos hábitos de leitura e estudo de seus usuários, servindo como referência para medir o potencial dessa ferramenta como democratizadora de conhecimentos. Partindo de um panorama geral sobre a Sociedade da Informação, suas tiranias e potencialidades, que geram fenômenos como as bibliotecas virtuais, mergulhamos na história das primeiras bibliotecas presenciais, passando pelos principais fatos, personagens e idéias que as trouxeram até aqui. O objeto de estudo que norteia todo o nosso trabalho é uma Biblioteca Virtual Gratuita e colaborativa denominada “Projeto Democratização da Leitura”, que desde 2002, entre quedas e retornos, serve como espaço de compatilhamento de livros digitais, protegidos ou não por direitos autorais. Com essa escolha, poderemos avaliar como os usuários reagem quando eles de fato podem aproveitar da liberdade da Internet para adquirir conhecimentos que seriam podados de outras formas. Mapeia o perfil do consumidor de livros digitais, seus hábitos e preferências de leitura e estudo e o papel do livro digital em tais processos. Através de dados quantitativos, faz um levantamento dessas tendências e, por meio de depoimentos dos mesmos usuários identifica impactos em comum, sem deixar de apontar idiossincrasias de relevo.
Acesse o trabalho completo em:
SCRIBD ou OVERMUNDO
Dica de acesso: acesse a matéria cujo tema é Dicas de Bibliotecas Virtuais e Digitais, neste mesmo blog, e veja alguns dos principais portais compilados e disponibilizados para facilitar as suas buscas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário