sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

(des) Informação sobre a existência de Bibliotecas Digitais e Virtuais

A pesquisa precisa ser eminentemente difundida em todas as instituições e níveis de ensino, porém/contudo/todavia, essa não é comumente a realidade com a qual nos deparamos.
Paulo Freire sabiamente proferiu que “não há ensino sem pesquisa nem pesquisa sem ensino”, penso que todos concordam, mas pouco se faz para que essa prática esteja de fato presente no cotidiano dos estudantes e professores.

Acesse BDPF e conheça a Biblioteca Virtual Paulo Freire.





Com a chegada da internet no âmbito escolar e todas as facilidades que ela acarreta nas diversas situações educacionais, seja na produção e socialização de trabalhos ou no levantamento de dados, mesmo assim não conseguimos “ainda” atingir o nível desejado de docentes e discentes engajados nessa prática.
Ao contrário, muito se tem a reclamar hoje em dia pelo fato de que o plágio (a cópia) tem se agravado, e aos poucos parece que nos distanciamos ainda mais dos princípios que regem a pesquisa (investigação, análise, interpretação e produção).


Embora estejamos tão introduzidos na “cibercultura”, quando vemos um número relevante da população possuir e utilizar intensamente o computador conectado à internet, ainda precisamos traçar dinâmicas dentro do contexto escolar para adequar o potencial da ferramenta às necessidades educacionais. Ainda não se percebeu de fato o quanto a internet pode, por exemplo, auxiliar a busca por informações, ou seja, tornar a pesquisa ainda mais fecunda e consequentemente elevar o potencial de construção do conhecimento.


Sobre Cibercultura recomendo ler:

O livro de Pierre Lévy intitulado Cibercultura, além de um artigo muito interessante da Magda Soares sobre a temática intitulado NOVAS PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA: LETRAMENTO NA CIBERCULTURA, no site da SCIELO.


Apesar de ser um reservatório infinito de informações, a internet possui inúmeros labirintos e diversas fontes inseguras. Saber navegar, ou seja, selecionar os links e não perder-se em meio aos cliques em hipertextos é imprescindível para obtermos o resultado que almejamos.

Graças às Bibliotecas Digitais e/ou Virtuais temos inúmeras facilidades e possibilidades sem corrermos os riscos com relação à segurança da informação. Mais um fator extremamente relevante é que as Bibliotecas Digitais disponibilizam também fontes primárias, ou seja, podemos ter acesso aos primeiros documentos, quando antes isso só aconteceria se nos deslocássemos até o local onde tais fontes estão guardadas.
No entanto, o potencial de contribuição das Bibliotecas Digitais e Virtuais ainda é pouco conhecido e difundido por professores e alunos. Uma realidade que em plena explosão da demanda de informação e da corrida pela formação precisa ser revista, analisada e modificada.
Tornar tais ferramentas (Bibliotecas Digitais e Virtuais) tão importantes mais reconhecidas e utilizadas no âmbito da pesquisa é um dos objetivos aos quais se destina esse blog. Reconhecendo, é claro, que elas não o fim, e sim mais um meio, e que ênfase não está na tecnologia e sim nos resultados que podemos alcançar através dela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário