quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

A Era da Informação

Por Renata Maria

A Era da Informação representa o momento atual, no qual a sociedade vive cada vez mais da informação, produzindo-a, disseminando-a e dispensando-a em um ritmo muito intenso, demandando um processo de formação que nos permita transitar por entre as dobras dessa imensa e infindável malha de possibilidades. Sobre o mesmo assunto corrobora Campello et al (2005, p. 9), quando esta nos diz que: “Caracterizada por uma abundância informacional nunca vista antes, essa sociedade vai exigir que os indivíduos desenvolvam habilidades específicas para lidar com a informação”.

Booth et al (2005, p. 3) ao se apropriar do termo que intitula o tópico, afirmou que: “[...] coletar informações, organizá-las de modo coerente e apresentá-las de maneira confiável e convincente são habilidades indispensáveis, numa época apropriadamente chamada de Era da Informação“.

Destarte, o aumento sem precedentes do volume de informações, impele a sociedade contemporânea a buscar uma formação para a aquisição de habilidades no manejo destas, pois, trata-se de uma ação elementar ao desenvolvimento da mesma. Sobre o assunto advoga Wolton (2003, p. 95) ao afirmar que “é em nome da liberdade e da igualdade dos indivíduos que a informação, e qualquer informação, deve ser acessível a cada cidadão, como meio de conhecer a realidade e de agir”.

Diante dessa perspectiva, podemos dizer que as TIC (Tecnologias da Informação e da Comunicaçao) nas instituições de ensino subsidiam a construção de novos conhecimentos, pois permitem o acesso ilimitado às informações, porém suscitam a necessidade de saber explorá-las. Uma mudança de cenário e de comportamento, haja visto que não é prudente aos usuários das informações a falta de iniciativa, a passividade diante dos dados. De acordo com Booth et al (2005), a sociedade, mais do que nunca, requer pessoas com espírito crítico, capazes de indagar e encontrar as respostas.

A produção da informação evolui de acordo com as suas formas de armazenamento e disseminação. Ela é uma matéria-prima que vem crescendo vertiginosamente desde o surgimento da escrita a 5000 anos na Mesopotâmia, da invenção do livro entre 1450 e 15000 na China e na Grécia e da invenção da prensa por Gutemberg em 1439.

Os novos suportes do conhecimento (TIC) colocam os usuários da informação em novos contextos de busca, a exemplo enfatizamos a internet, que é um repositório de informações, um dos lugares onde ela se prolifera, responsável pela sua desterritorialização.

A esse respeito, nos fala Tajra (2005, p. 161) que:

A internet é mais um canal de conhecimento, de trocas e buscas. A internet não substitui. Ela facilita, aprimora as relações humanas, elabora novas formas de produção, estimula uma nova cultura digital, libera tempo, une povos e culturas. Gera uma nova sociedade.

REFERENCIAL TEÓRICO

BOOTH, Wayne et al. A arte da pesquisa. Trad. de Henrique A. Rego Monteiro. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

TAJRA, Sanmya Feitosa. Informática na educação. 6. ed. São Paulo: Érica, 2005.

WOLTON, Dominique. Internet, e depois?: Uma teoria crítica das novas mídias. Porto Alegre: Sulina, 2003.

* Texto originalmente publicado nos Anais do EDaPECI 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário